Todas as vozes da empresa devem ser ouvidas!

-

Lembro-me como se fosse hoje, quando um professor contou uma história muito interessante na faculdade. Não sei se é verídica ou não.

Mas me chamou a atenção. Na época, uma empresa de pasta de dente estava procurando uma solução para aumentar as suas vendas.

Diversos consultores comerciais foram chamados para tentar resolver o enigma, mas não conseguiram atingir as metas estabelecidas.

Foi então que subindo o elevador, eles discutiam sobre o que fazer, e uma moça que trabalhava na limpeza ouvindo-os falar pediu licença para entrar na conversa e disse:

  • Posso dar uma sugestão?

Todos a olharam com certo espanto, mas concordaram em ouvir a sugestão dela que continuou:

  • A pasta de dente tem um buraquinho muito pequeno, é horrível até para passar na escova. Acho que se o buraco fosse maior, ia sair mais pasta, ela acabaria mais rápido e vocês venderiam mais.

Naquele momento, não só essa empresa adotou a ideia ouvida, como foi copiada por todas as demais do mercado.

Qual a moral dessa história?

Essa pequena história, independentemente de ser verídica ou não, traz uma moral bem interessante. Ela mostra como é importante ouvir todas as vozes da empresa.

Muito se fala hoje em ouvir os consumidores e dar voz a eles para ajustar os produtos e serviços de modo a atender melhor os seus anseios e expectativas.

Eu vou ainda mais longe e digo que é preciso ouvir a voz dos clientes e também dos colaboradores internos do negócio.

Incentive os líderes de cada departamento da sua organização a criar momentos de chuva de ideias para ouvir o que cada colaborador tem a dizer.

A boa ideia vem de onde você nem imagina

O interessante de dar voz a todos os colaboradores é que as boas ideias vêm de onde você menos imagina. Sabe por quê?

Porque muitas vezes os líderes não são consumidores do seu produto. Eles não sabem exatamente o que pode ser melhorado e o impacto que isso trará.

Então, por mais que façam estudos, trilhem a jornada do cliente, não são eles quem realmente sentem as dificuldades no consumo.

Em contrapartida, quando você abre para uma chuva de ideias internamente fica mais fácil encontrar pessoas que consomem com frequência o seu produto dentro da empresa.

Fora que alguém que vê o problema sob um ângulo diferente pode ter uma ideia que até então ninguém tinha pensado.

Portanto, lembre-se que se você quer ter um negócio de sucesso, todas as vozes precisam ser ouvidas. Gostou? Então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

Share this article

Recent posts

Google search engine

Popular categories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Recent comments