Certamente você já deve ter ouvido sobre público-alvo e persona. Mas você sabia que de modo geral existem 5 tipos de consumidores no mercado?
Por mais que cada persona tenha suas próprias características, de um modo ou de outro, os consumidores possuem um certo comportamento em comum. E os 5 tipos de consumidores são:
- iniciador;
- influenciador;
- decisor;
- comprador;
- usuário.
Neste artigo vou falar um pouco mais profundamente sobre como cada um deles se comporta no momento da compra.
Consumidor iniciador
O consumidor iniciador é aquele que tem a ideia de uma compra. Ele pode ter uma influência externa, ou até mesmo agir por conta própria.
Por exemplo, imagine um casal, o José e a Ana. Considere que a Ana passou por uma concessionária de carros e viu um veículo que a encantou. Ela então diz para o José que deseja muito trocar de carro.
Note que ela teve a ideia inicial da compra, mas quem tem a renda e decidirá se vai comprar ou não é o José. Nesse caso, podemos dizer que o consumidor iniciador é aquele atraído pelo seu produto, mas não é quem tomará a decisão de comprar.
Tipos de Consumidores: influenciador
Esse é um dos tipos de consumidor que tem a capacidade de influenciar outra pessoa a comprar. Vamos ao exemplo para entender?
Imagine duas amigas indo em uma loja de roupas. Uma delas está em dúvidas sobre dois modelos, e a outra fala que já comprou um deles e que ele veste super bem.
A amiga induzida pela outra decide então comprar o modelo indicado. Note que uma delas influenciou a outra, e essa é a chamada consumidora influenciadora.
Com o avanço da internet, esse tipo de consumidor ganhou muito espaço no mercado e recebe das empresas um valor para influenciar outras pessoas a comprarem pelas redes sociais.
Consumidor decisor
O consumidor decisor é aquele que tem o poder de decidir se vai ou não fazer uma compra. Lembra o primeiro exemplo que eu dei logo acima?
Nele a Ana foi o consumidor iniciador, pois ela teve a ideia de comprar, já o José é quem decidirá se vai ou não comprar, pois é ele quem tem a renda.
Ele é o chamado consumidor decisor. E quando ele decide comprar alguma coisa, normalmente não precisa consultar ninguém, pois é quem toma as decisões.
Tipos de consumidores: comprador
O consumidor comprador é bem parecido com o decisor e é quem vai comprar o produto de fato sem a necessidade de depender de terceiros.
No primeiro exemplo que demos, o José foi o consumidor decisor, pois ele decidiu se compra ou não o carro para a Ana, mas quem tomou a iniciativa de querer comprá-lo foi ela como consumidor iniciador.
Já se o José tivesse tomado a atitude de querer comprar algo, ele seria o consumidor comprador, pois além de deter a renda, seria o responsável por fazer a compra do produto.
Consumidor usuário
O consumidor usuário é quem fará de fato o consumo de um produto ou serviço. A diferença dele para o consumidor comprador é que nem sempre ele será o responsável pela compra.
Um bom exemplo disso é quando você ganha um presente de aniversário. Quem fez a compra foi quem te presenteou, mas quem vai consumir e avaliar a qualidade do produto é você.
Entender os tipos de consumidores é fundamental para elaborar uma estratégia de marketing mais focada para o seu cliente. Gostou? Comente aí e compartilhe com os amigos!