O que faz uma startup ser tão promissora?

-

Você já se perguntou o que faz uma startup ser tão promissora? Qual foi o segredo do Nubank para alcançar mais de 50 milhões de clientes e superar o Itaú em valor?

Confesso que realmente é intrigante pensar nisso. Afinal, o que mais existe hoje no mercado são fintechs e startups com boas ideias de negócio.

Todo mundo está buscando o seu lugar ao sol. Mas o que vejo é que algumas se articulam melhor e com isso saem na frente das demais.

Qual o segredo para o sucesso de uma startup?

Eu vejo que primeiramente a ideia central e o produto mínimo viável da startup precisa atender aos desejos e necessidades do cliente.

Tem que ser algo que realmente inove a vida das pessoas. Por exemplo, o produto mínimo viável do Nubank foi o cartão roxinho. A conta digital e os demais serviços foram lançados somente depois.

A principal dor das pessoas era a dificuldade de aprovação de um cartão de crédito, e a taxa de anuidade que fazia muita gente desistir de ter o seu.

Pode até parecer um valor irrisório, mas para quem ganha pouco, uma taxa de anuidade de R$ 19,90 mensal pesa no orçamento.

Nesse sentido o Nubank atacou duas dores: a facilidade de conseguir um cartão e a não cobrança da taxa de anuidade. Um simples produto foi capaz de tamanho sucesso.

A articulação junto aos investidores

Outro fator que também noto nas análises que faço sobre startups e fintechs é sobre a articulação que os fundadores possuem para captar investimentos.

Muitas vezes uma ideia pode ser muito boa e realmente atender as necessidades de uma parcela da população. Mas se os fundadores não se articularem bem, eles não serão capazes de atrair capital para o negócio.

Por isso, o modelo de negócio, bem como o plano de negócio de uma startup precisa ser muito bem desenhado. Em resumo ele deve ser claro e objetivo.

Ao apresentar esse plano para o investidor ele poderá bater o olho e pensar: esse negócio é promissor. Ou então poderá sugerir algumas mudanças no formato.

Essa articulação é essencial para quem deseja crescer com a sua ideia, até porque será preciso investimentos para se destacar no mercado.

Capacidade de adaptação rápida

Outro ponto que também noto que faz parte de uma startup de sucesso é a sua capacidade de adaptação. E aqui vou colocar o exemplo da Netflix.

A empresa lá no início surgiu com a ideia de fazer um serviço de entregas de DVD. Algo que não tem nada de muito inovador.

No entanto, com o tempo, os seus fundadores foram redesenhando o negócio até que ele se tornou o serviço de streaming que vemos hoje.

Essa capacidade de adaptação também faz de uma fintech ou startup mais promissora do que outra. Até porque em um primeiro momento você pode não vislumbrar de forma clara a dor do cliente.

Mas na medida em que você vivencia o negócio, isso pode se tornar mais nítido e você encontrará aquele insight que tanto buscou. Nesse sentido, o que vejo como fórmula de sucesso em uma startup é: articulação + adaptação + boas ideias. Concorda?

Share this article

Recent posts

Google search engine

Popular categories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Recent comments