Você já deve ter ouvido alguém dizer: aquela pessoa deu sorte. Montou uma empresa e do nada ela começou a vender horrores.
A verdade é que não existe sorte no mundo dos negócios. Ainda mais nos dias atuais onde a eficiência está sendo cada vez mais exigida pelo mercado.
Não há como sobreviver em um ambiente altamente competitivo se você não atender todos os anseios dos seus clientes. Por isso não acredite na sorte.
A visão acima de tudo
Um dos pontos que muita gente atribui à sorte é a visão de um nicho de mercado. Afinal, você pode dizer que administrou bem uma empresa e mesmo assim ela não foi para frente.
Eu acredito nisso. Até porque existem ramos nos quais há muita competitividade, ou até mesmo estão fadados ao fracasso. Por mais bem administrada que fosse uma videolocadora, os seus dias estavam contados.
Por isso, eu acredito que o que muitos chamam de sorte, eu chamo de visão. A pessoa que encontrou um nicho de mercado estudou as oportunidades e ameaças. Se dedicou em fazer um bom plano de negócios e arriscou.
O bom produto e o excelente atendimento
Entretanto, só ter uma boa visão de mercado também não garante a ninguém sucesso nos dias atuais. Pois, por melhor que seja o seu produto e por mais promissor que seja a área explorada, alguém vai abrir concorrência.
Se esse alguém oferecer um produto mais aprimorado e um atendimento muito mais humanizado que o seu, certamente você ficará para trás.
Por isso, não basta apenas encontrar um bom nicho de mercado, é preciso acima de tudo criar um produto que atende aos anseios dos consumidores, e oferecer um atendimento com uma profunda excelência.
Lembre-se que o seu cliente está cada vez mais exigente. E se você não for capaz de suprir essa exigência dele, certamente ficará de fora do mercado.
A hora certa para começar e parar
Por fim, eu não poderia deixar de dar uma dica que acho crucial. Encontrar a hora certa para começar e parar. Afinal, existem setores que são muito bons hoje, mas isso não quer dizer que serão bons daqui há alguns anos.
Por exemplo, as empresas que revelavam fotografias ganharam um bom dinheiro no passado, mas atualmente já ficaram ultrapassadas.
O mesmo vale para quem produzia câmeras. Ainda que haja procura por produtos profissionais, as amadoras simplesmente foram substituídas pelas câmeras dos smartphones.
Portanto, você precisa saber até onde o ramo no qual você está situado pode ir, e encontrar o momento certo também para parar.
Como você pode ver, muito mais do que sorte, o empreendedor precisa estar antenado nas questões estratégicas do negócio, pois é isso que o fará progredir. Gostou? Então deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.