Hoje é segunda-feira de carnaval. Muita gente fala que é uma oportunidade para descansar, outros dizem que é um momento para curtir.
Até concordo que precisamos saber equilibrar nossa vida pessoal e profissional. O que não concordo é que o objetivo da vida seja somente esperar por feriados para curtir e descansar.
Vejo que o trabalho não pode ser considerado aquela nuvem pesada, mas sim um propósito maior que usamos como ferramenta para deixar nossa marca no mundo.
O que você quer deixar na vida?
Refletindo sobre isso, fiquei pensando que a maioria esmagadora das pessoas não se deu conta de que precisamos encontrar a felicidade no trabalho.
Se somos felizes trabalhando, não sentimos um cansaço extremo quando chega o final de semana. Pelo contrário, ficamos procurando até mesmo o que fazer.
Às vezes me deparo com isso. Geralmente, sábado, domingo e feriados eu tenho dificuldade em me desconectar. Gosto demais de trabalhar.
O único momento que me desconecto de verdade é quando estou praticando Jiu-Jitsu. Ali é uma verdadeira terapia que faz bem para o corpo e a mente.
A importância do trabalho em nossas vidas
Normalmente em feriados como o carnaval eu gosto muito de refletir. Vejo pessoas que extrapolam, se deixam levar pela euforia, como se somente o lazer importasse.
Em conversas particulares, muitos chegam em mim e dizem: Tiago, é importante curtir a vida, descansar também. Como disse, eu concordo.
A única coisa que não concordo é que isso é mais importante do que o trabalho. Existe uma frase antiga que faz muito sentido: o trabalho dignifica o homem.
Se não estamos conseguindo ser felizes em nosso trabalho é porque não encontramos nosso propósito de vida nele.
E aí é hora de refletir e mudar
Trabalhar é muito mais do que ganhar dinheiro para pagar as contas. Trabalhar é encontrar o seu papel social, é evoluir-se intelectualmente nesse mundo.
Quando trabalhamos, estamos testando nossa inteligência, nossa capacidade de nos relacionarmos com outras pessoas e até mesmo nossa resiliência.
Por isso, nesse momento em que muitos estão aproveitando para curtir, eu resolvi fazer diferente: aproveitar esse tempo para colocar o trabalho em dia.
E também para fazer essa breve reflexão. Até porque quando encontramos o nosso propósito de vida no trabalho, passamos a gostar dos dias de semana.
E não há nada melhor do que amar aquilo que se faz. Pois, quando o trabalho se torna um peso e não uma alegria, acabamos invertendo os valores e achando que a felicidade está no ócio e não na construção.