2024. Passaram-se já 4 anos praticamente do auge da pandemia. O desespero na época já está começando a estampar os livros de história, e o intercâmbio, uma das áreas que mais sofreu, conseguiu sobreviver.
Aliás, não só sobreviver como se sobressair nesses últimos dois anos. A demanda reprimida voltou com força, o que causou até alguns tipos de problemas, como o aumento no valor do aluguel em estadias no exterior.
Em vista disso, surgiram algumas novas tendências no mercado de intercâmbio. E vou falar aqui o que penso para 2024. Espero que gostem.
Aumento nas estadias coletivas
Ainda que as estadias coletivas sejam sempre a preferência de intercambistas, existem aqueles que gostam de ter o seu espaço. Mas isso está ficando cada vez mais caro. Então a tendência é o aumento das estadias coletivas.
Há, inclusive, hostels se especializando para atender intercambistas, sendo que até então esse tipo de hospedagem era concentrada em pessoas que não passariam mais de 1 mês em outros países.
Dificilmente em 2024 essa tendência vai mudar, e acredito que ficará ainda mais caro alugar uma casa ou apartamento em alguns países, como a Irlanda.
Intercâmbios de curta duração
Até antes da pandemia, o intercâmbio era visto como uma experiência de quem é adolescente, ou está entrando na fase adulta. Universitários recém-formados, estudantes do ensino médio, eram praticamente predominantes nas agências.
Mesmo que esse continue sendo o público-alvo, a verdade é que pessoas de outras faixas etárias também estão se interessando por essa experiência. No entanto, elas enfrentam um grande problema: o tempo.
Por isso, intercâmbios de curta duração, entre 1 e 3 meses devem ter uma procura maior nos próximos anos, e acredito que tanto as escolas que recebem estudantes internacionais, quanto as agências de intercâmbio devem se atentar a isso.
Pacotes personalizados
Outro ponto que também vejo em destaque para 2024 são os pacotes personalizados de intercâmbio. Sei que essa é uma questão delicada, pois não é fácil personalizar pacotes, mas na medida do possível isso pode ser testado.
Quanto maior for a personalização, seja no atendimento, na maneira como está sendo financiado o intercâmbio, enfim, tudo isso fará uma grande diferença.
Por exemplo: você pode firmar parcerias com hostels, restaurantes, e criar um pacote de 1 mês completamente personalizado para quem quer ter essa experiência.
Financiamento de intercâmbio
Por fim, a pior fase do aumento nas taxas de juros já está passando, então também acredito que o financiamento de intercâmbio deve apontar como uma tendência de mercado para os próximos anos.
Ficará mais fácil e mais controlado assumir um financiamento para ter essa experiência de vida no exterior. Esses são os pontos que acredito serem tendências bastante relevantes para o intercâmbio em 2024. E você, o que acha?