Há pouco mais de quatro anos eu sonhava em lançar um livro. Não sabia ao certo como fazer e nem por onde começar. Mas na mente ideias não faltavam.
Na época eu havia concluído algumas especializações em marketing, já estava com a SEDA e começando a investir em algumas startups. Por isso tomei a decisão de começar escrevendo sobre marketing digital.
Confesso que no início os primeiros livros eram pequenos, eu estava apenas começando a escrever. E quando estamos começando temos uma grande dificuldade em nos soltarmos com a escrita. Depois tudo flui.
Os primeiros passos
Aos poucos os livros foram se tornando maiores, e os primeiros exemplares estavam prontos. Após concluir meu primeiro livro veio a questão: e agora?
Por mais que escrever seja complicado, e até mesmo demorado, há também a fase de lançar o livro. Acredito que para muitos autores, essa é uma das fases mais complicadas.
Primeiro porque as grandes editoras estão sempre de olho em quem já tem nome no mercado, e é difícil entrar nessas editoras para lançar o seu livro.
Os primeiros e-mails que mandei normalmente não tinham respostas, mas aos poucos algumas editoras foram retornando, até que consegui realizar o meu sonho.
Lancei o meu primeiro livro pela Editora Labrador. Foi uma experiência bem interessante, principalmente na hora que vi os primeiros exemplares sendo vendidos.
A publicação independente no Brasil
Na época que estava lançando o primeiro livro, algumas pessoas chegaram a me mostrar o caminho para publicar de forma independente. Inclusive havia pensado em ir por esse trajeto.
Todavia, a gente se sente um pouco mais seguro tendo uma editora por trás. Afinal, é uma maneira de ter a obra revisada, e no meu caso, até mesmo ter algumas ilustrações no meio.
Isso deixa o livro um pouco mais atraente. Por isso, o que tenho a dizer é que há vários caminhos para se publicar. O primeiro é optar pela publicação independente.
E isso você pode fazer pela Amazon, pelo Clube do Autor e até mesmo por algumas outras plataformas. A vantagem é que você não precisa desembolsar nenhum valor, mas por outro lado, não terá a sua obra revisada.
A importância de uma capa chamativa
Já o outro caminho é você publicar por uma editora. Hoje existem várias no país, e foi esse o caminho que segui. Tive que desembolsar um valor, sem dúvidas.
Mas já há editoras que possuem planos mais acessíveis nos quais você pode publicar a sua obra com pouco mais de 200 reais por mês. Ou seja, a própria venda dos livros paga o lançamento dele.
Como disse, primeiro eu lancei pela Editora Labrador, e os demais eu lancei pela Soul. Foi uma experiência bem legal, e eu inclusive indico esse caminho.
No entanto, o mais importante é acreditar na sua escrita. Porque você vai ter que divulgar o seu livro, criar estratégias de publicação para que ele chegue ao seu público.
Então o que tenho a dizer é que se você tem uma ideia em mente, coloque-a no papel. Não tenha receio e nem medo. Confie em você. Pode ter certeza que com paciência e persistência, sua obra vai vender!