Por que o modelo de franquias é mais atrativo do que de filiais?

-

Recentemente eu anunciei que a SEDA College havia criado um modelo de franquias, e que a partir de agora qualquer empreendedor disposto a ter a sua própria unidade, poderia começar.

Muita gente, no entanto, veio me procurar interessada, e algumas das perguntas que me fizeram foi: Tiago, por que você escolheu o modelo de franquias ao invés do modelo de filiais?

A verdade é que o modelo de franquias é mais escalável e mais fácil de gerenciar. Mas como essa resposta não pode ser dada de uma forma simples, decidi fazer esse artigo para falar um pouco mais a respeito. Espero que gostem.

Menor custo de expansão

As franquias costumam exigir um investimento inicial menor por parte do detentor da marca em comparação às filiais. No modelo de franquia, o franqueado arca com a maior parte dos custos associados à abertura e operação do novo estabelecimento.

Isso significa que a empresa-mãe pode expandir sua presença no mercado com um investimento de capital significativamente menor, e além do mais, dar oportunidade para outros empreendedores que querem aproveitar o Know-How do negócio.

Redução de riscos

Com um modelo de franquias os riscos são minimizados para os dois lados. Para o franqueador, evita-se ter uma unidade que dê prejuízos. E para o franqueado, há todo o amparo por trás do negócio.

Dessa forma, as chances de uma unidade franqueada ir mal, é bem menor do que as chances de uma filial não dar certo.

Motivação empresarial

Os franqueados, sendo proprietários independentes, tendem a ser altamente motivados para garantir o sucesso de suas unidades. Afinal, eles investiram seu próprio dinheiro e têm uma participação direta nos lucros.

Esta motivação muitas vezes se traduz em uma gestão mais dedicada e um melhor atendimento ao cliente em comparação com uma filial, que pode não ter a mesma autonomia ou motivação direta.

Maior agilidade no crescimento

Expandir por meio de franquias permite que uma marca cresça mais rapidamente. Pois, não é preciso ter um grande capital disponível para isso.

Afinal, como os franqueados assumem grande parte do trabalho e do investimento necessários para abrir uma nova unidade, várias franquias podem ser lançadas simultaneamente em diferentes localidades.

Isso é algo que pode ser desafiador para filiais, que dependem de uma gestão e investimento centralizados.

Adaptação local

Franqueados locais geralmente possuem um profundo conhecimento sobre a comunidade e o mercado em que operam. E isso faz uma grande diferença.

Eles podem adaptar aspectos do negócio para melhor atender às necessidades e preferências locais, garantindo que a franquia seja bem-sucedida em diferentes regiões.

Por outro lado, uma filial pode seguir diretrizes mais rígidas e ter dificuldades em se adaptar às nuances locais, pela falta de conhecimento.

Receita contínua para a marca

Para a empresa-mãe, as franquias geram uma fonte contínua de receita por meio de royalties e taxas, possibilitando um reinvestimento na marca.

Estes pagamentos, geralmente baseados nas vendas ou lucros da franquia, oferecem uma receita estável sem os custos operacionais associados à gestão direta de uma unidade.

Embora as filiais ainda tenham seu lugar em certas estratégias de negócios, não se pode negar o apelo e as vantagens do modelo de franquias.

A combinação de menor risco, custo reduzido, motivação empresarial, agilidade e adaptabilidade faz das franquias uma opção altamente atraente para empreendedores e marcas que buscam crescer e solidificar sua presença no mercado. Concorda?

Share this article

Recent posts

Google search engine

Popular categories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Recent comments