Por que eu deixei o Brasil para viver na Irlanda?

-

Muita gente me pergunta porque eu deixei o Brasil para viver na Irlanda. Afinal, eu havia acabado de me formar, e tinha uma carreira promissora pela frente.

Entretanto, confesso que em um primeiro momento, a minha ideia era aprimorar o inglês. Dentro da minha profissão, eu tinha observado que não ter inglês fluente ia limitar muito o meu crescimento. Principalmente em multinacionais.

Como não tive condições de frequentar uma escola de inglês paralelo aos estudos, a minha fluência na língua era muito pequena, e a única forma de sair de um inglês básico para um fluente em pouco tempo, era morando fora.

O começo difícil no exterior

Quando eu cheguei na Irlanda foi um verdadeiro choque cultural. Era tudo bem diferente do que eu estava habituado no Brasil: o clima, o costume, as pessoas.

Inclusive, tive que recomeçar a vida trabalhando de garçom. Nessa época, eu já estava acostumado em trabalhar em empregos melhores, e voltar a uma função menos estratégica exigiu bastante inteligência emocional da minha parte.

Passei um tempo aqui na Irlanda, e depois outro tempo na Espanha, em Barcelona, para aprimorar o meu espanhol. E foi nessa época que tive a certeza de que não voltaria mais ao Brasil.

A Europa se tornou a minha casa

Ao passar tantos anos aqui, a Europa já tinha se tornado a minha casa. E eu queria então crescer profissionalmente aqui. Coloquei na cabeça que seria dono de uma escola de inglês, e ajudaria os brasileiros que queriam morar no exterior.

Dito e feito. Acredito que foi a própria Lei do Universo que conspirou a meu favor, e sei que quando menos me dei conta estava administrando a SEDA College.

As coisas foram dando certo, o negócio foi crescendo, fui fazendo outros cursos de especialização e me aprofundando cada vez mais em minha área.

Hoje, não me vejo fazendo outra coisa da vida, a não ser administrar essa escola que tanto amo, e claro, contribuir para esse maravilhoso país que me acolheu.

O conselho que dou para quem pensa em mudar

Narrei um pouco da minha história para que ela sirva de exemplo para quem está pensando em fazer um intercâmbio, ou até mesmo mudar definitivamente para Europa.

O conselho que dou é: arrisque e venha. Há muitas lendas sobre racismo, xenofobia que falam daqui do velho continente. Claro que isso existe, até no Brasil também existe. Mas são casos raros, ou seja, uma minoria.

Pode ter certeza que você será bem acolhido aqui. Há uma grande comunidade de brasileiros. Todos esperando com os braços abertos para te acolher.

Portanto, não retarde o seu sonho. Hoje em dia, há muitas maneiras de realizá-lo: vender um carro, parcelar o intercâmbio no cartão, ou até mesmo financiar o seu intercâmbio.

E uma vez que você esteja aqui, você pode trabalhar por meio período enquanto estuda, e certamente o valor investido vai retornar para você. Pode ter certeza que será a melhor decisão que você terá na vida. 

Share this article

Recent posts

Google search engine

Popular categories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comentários