O que torna o empreendedorismo uma barreira no Brasil e Irlanda?

-

Muita gente sonha em empreender como uma forma de crescer na vida, ou até mesmo para realizar algum tipo de sonho que sempre teve.

Mas o que impede brasileiros e irlandeses de empreender? Quais são as barreiras enfrentadas em ambos os países que dificultam o ingresso de novos empreendedores?

A meu ver cada país tem suas particularidades, bem como suas próprias barreiras e dificuldades. Como sou empreendedor há algum tempo tanto no Brasil quanto na Irlanda, posso dizer que há dificuldades distintas em ambos os países.

Por isso, decidi fazer esse post para mostrar um pouco sobre quais são essas barreiras, e como você pode fazer para superá-las. Dá só uma conferida!

Barreiras para empreender no Brasil

No Brasil vejo que o principal obstáculo ao empreendedorismo é a burocracia que retarda ou até mesmo dificulta a abertura de empresas e a obtenção de licenças necessárias para operar.

Além disso, o país possui uma alta carga tributária, inclusive, ela é considerada uma das maiores cargas tributárias do mundo. E o problema tributário não é só esse.

A maior parte dos impostos do país recai sobre o consumo. Portanto, a circulação de mercadorias e serviços é altamente taxada no país, o que cria um clima menos favorável para quem está disposto a empreender.

Se não bastasse, os financiamentos feitos pelos bancos são normalmente voltados para empresas que já estão estabelecidas. E não há praticamente linhas de crédito para quem quer começar.

Por conta disso, a maioria dos empreendedores iniciantes no país acabam recorrendo a empréstimos pessoais, que por conta dos juros elevados podem inviabilizar o negócio.

Fora isso, a infraestrutura do país é bem deficiente, encarecendo os custos com logística e transporte, e até mesmo o acesso a internet dependendo da localidade.

Barreiras para empreender na Irlanda

A Irlanda é um pouco diferente do Brasil. Aqui o ambiente de negócios é mais desenvolvido, mas ainda assim há inúmeras barreiras a serem superadas.

Ainda que o país tenha uma forte economia baseada em tecnologia, existe uma escassez de habilidades especializadas em muitos setores. E isso dificulta a criação de algumas empresas em áreas específicas.

Além disso, o custo de vida, principalmente por conta do mercado imobiliário, é caro no país, e isso eleva o preço dos produtos, o que pode ser um obstáculo para quem pretende trabalhar com exportação.

Por outro lado, a Irlanda tem muito pouco imposto sobre o consumo e isso deixa o ambiente de negócios um pouco mais atrativo para quem deseja começar.

Pensando em todos esses pormenores foi que abracei a causa da BICC com o intuito de pensar junto com outros empreendedores em iniciativas para criar um ambiente de negócios mais favorável.

A ideia é encontrar as principais dores e dificuldades e pensar em soluções plausíveis para solucioná-las, transformando ambos os países em ambientes seguros e abertos para quem deseja empreender. A nossa luta está apenas começando.

Share this article

Recent posts

Google search engine

Popular categories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comentários