Vejo nessa época do ano muita gente falando em realizações, tudo o que conquistou em 2023, e que 2024 será um ano ainda mais próspero de harmonia e paz.
Mas será mesmo que tudo em 2023 foi esse mar de rosas? Gosto de refletir também sobre o que deu errado, por um motivo bem simples: são os erros que nos fortalecem e nos tornam melhores.
Além disso, quando temos a capacidade de olhar para o que deu errado e entender o que fez aquilo dar errado, passamos a não cometer o mesmo erro, e assim acertar cada vez mais, ano após ano.
A importância de enaltecer o que deu errado
Eu gosto de olhar para trás e encarar os erros para me fortalecer ainda mais. 2023 foi um ano que tudo deu certo? Evidente que não. Tenho só o que agradecer, mas também tenho muito a aprender com o que deu errado.
Foram erros de estratégia, momentos em que desconfiei da minha capacidade, erros em lutas nos campeonatos que disputei. Enfim, o que não faltaram esse ano foram erros.
Mas a cada erro, eu via aquilo como um aprendizado. Assim como um aluno que errou um exercício, mas que depois aprendeu e não vai mais errar.
Vou falar que 2024 será um ano de paz e prosperidade? Também não. É impossível que em 365 dias não tenham os momentos de dor, de dificuldade, de insatisfação.
Mas a cada novo erro vou melhorando como pessoa, entendendo o porquê dele, e procurando na medida em que caminho, errar cada vez menos.
O que eu espero para 2024?
Bem, agora você pode me perguntar o que eu espero para 2024? A verdade é que tudo o que mais quero é que seja um ano com mais acertos do que erros. Simples assim.
Sei que não vou acertar em todas minhas campanhas de marketing, sei que não vou acertar em todas as lutas que disputar, e tampouco acertar em todas as minhas decisões pessoais.
Afinal, sou um ser humano repleto de acertos e erros. Por isso, o que eu espero não é um ano que tudo dê certo, mas que os acertos sejam superiores aos erros.
E assim, na medida em que os anos forem passando, a ideia é errar cada vez menos, aprendendo com os erros, para que no final dessa jornada eu possa dizer que aprendi muita coisa com a vida, e que cada passo errado me fortaleceu como pessoa.
Por isso, o que desejo para 2024 não é um ano cheio de paz e harmonia, pois sei que isso é uma utopia, mas um ano em que você tenha força para superar os obstáculos e sabedoria para aprender com seus erros. Feliz Ano Novo!