Foi-se o tempo em que o autoritarismo era visto com bons olhos. Hoje ele tem que ser combatido nas empresas, nas famílias e até mesmo na política.
Estamos vivendo uma nova Era, na qual a palavra de ordem é cooperação. Chefes autoritários estão sendo cada vez mais raros dentro das organizações.
Afinal, um bom líder não é aquele que impõe a sua ideia, mas sim aqueles que sabem criar um ambiente empresarial participativo, dando voz para todos.
Um pai autoritário hoje só terá a capacidade de criar um filho revoltado e pouco criativo. Pois, a nova geração não aceita mais uma ordem sem entender o porquê dela.
O diálogo como caminho para a resolução dos problemas
O mundo demorou muito para consolidar a democracia. Esse regime está longe do ideal, mas é sem dúvida alguma o melhor já criado pela sociedade.
Portanto, ele deve ser expandido para todas as instituições. Dentro de uma empresa deve prevalecer o regime democrático, até porque é ele quem trará melhores resultados.
Por exemplo, se o chefe acredita que o melhor caminho é apontado por ele, mas a maioria dos colaboradores acha que o melhor caminho é outro, o certo é ir pela maioria.
Sabe por quê? É bem provável que a maioria dos colaboradores represente também a maioria dos consumidores. E a chance disso dar certo será bem maior.
Um ambiente de trabalho repressivo que não dá voz para os funcionários inibe a capacidade criativa, além de sugar a energia dos colaboradores.
Isso acontece também em um ambiente familiar, no qual os pais ao invés de dialogarem com os filhos, impõem suas condições como uma verdade absoluta.
A capacidade criativa das pessoas
Quando se tem um clima de trabalho participativo, você estimula a criatividade das pessoas. E essa criatividade é usada para aumentar o próprio lucro da empresa.
Ninguém consegue despertar a criatividade diante da repressão. Já quando o líder senta com seus liderados, sugere ideias e pede opinião, o livre pensamento flui.
É esse livre pensamento que faz surgir novos pontos de vista sobre um mesmo assunto, e que quando debatido com civilidade chega-se ao melhor caminho.
A construção de ideias através do diálogo faz surgir novos produtos até então não pensados. O respeito pela opinião divergente, no entanto, não pode ficar só no âmbito empresarial.
Ele precisa ser estendido por toda a sociedade. E não há mais espaço para o autoritarismo e intolerância para opiniões divergentes.
O mundo será cada vez melhor na medida em que aumenta-se o respeito por todos, independentemente se as ideias são iguais às nossas ou não. Concorda? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais.

