Mais um passo foi dado para o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Irlanda. Na última quarta-feira (14), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Resolução 10/21 que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Irlanda.
O projeto é de autoria do ex-deputado Geninho Zuliani e estabelece que o grupo terá como objetivo incrementar as relações diplomáticas parlamentares para buscar uma política externa com maior participação do Legislativo.
Potencial para impulsionar o comércio bilateral
O relator do projeto, Prof. Paulo Fernando (Republicanos-DF) disse que a cooperação entre os dois países possui um potencial significativo para impulsionar o comércio bilateral.
Ele ainda destacou que os dois países possuem economias dinâmicas e complementares, o que de certa forma, acaba criando oportunidades para parcerias estratégicas em muitos setores.
Vale dizer ainda que as perspectivas de cooperação nas áreas de educação, ciência e tecnologia se ampliaram após a criação do programa Ciência sem Fronteira (CSF).
Ele estimulou significativamente o intercâmbio entre as comunidades acadêmicas dos dois países, e o resultado foi que de 2016 para cá, quintuplicou o número de brasileiros que vivem na Irlanda.
Composição do grupo
O novo Projeto prevê que o grupo será composto por membros do Congresso Nacional, não gerando nenhum ônus financeiro para a Câmara dos Deputados.
Ele será regido por estatuto próprio que ainda será aprovado pelos integrantes com disposições que deverão respeitar as prescrições legais e regimentais em vigor.
Isso vai trazer muito mais fortalecimento entre os dois países, e obviamente, a Câmara de Comércio Brasil-Irlanda terá um peso significativo nas relações.
De certa forma, será uma organização que permitirá uma aproximação maior para que se crie políticas públicas que fortaleçam o empreendedorismo entre os dois países.
Fortalecimento comercial entre Brasil e Irlanda
É notório o crescimento e fortalecimento das relações entre o Brasil e Irlanda, e isso é o que vem chamando a atenção das autoridades dos dois países.
Quando criamos a Câmara de Comércio, não imaginávamos que em tão pouco tempo fosse se criar um grupo parlamentar para tratar de temas relacionados às relações dos dois países.
Isso vem para fortalecer ainda mais as relações, e certamente, nos dará mais forças para tirarmos projetos do papel e buscarmos apoio para ajudar os pequenos empreendedores brasileiros que vivem na Irlanda.
São pequenas ações que aos poucos vão tomando forma e que vão transformando as relações entre os dois países. Tenho certeza que nos próximos anos daremos um grande salto para fomentar ainda mais o empreendedorismo brasileiro na Irlanda.