Um dos maiores desafios na nossa vida é saber a hora certa de mudar de emprego, ou até mesmo pensar em uma nova profissão.
Quantas vezes não perdemos a alegria de viver, passamos a vida como robôs, vivendo mecanicamente, por estarmos fazendo aquilo que não gostamos?
Mudar é difícil, mas muitas vezes é necessário. Por isso, é preciso identificar o momento certo dessa mudança, e começar o processo de transição.
Como identificar a hora de mudar de trabalho?
Há alguns indícios de que chegou o momento de mudar. Um deles é quando você acorda todos os dias e vê o seu trabalho como algo ruim. Sente aquele peso nas costas.
Quando ao invés de sentir vontade de ir até o trabalho, de aprender algo novo, de dar novas ideias, você na verdade se sente mal, sem vontade nenhuma de contribuir com a equipe, é sinal de que o momento da mudança chegou.
Nessa hora temos que fazer duas considerações: a primeira é se realmente o desgosto é com a empresa em si, ou com a nossa própria profissão.
Isso é crucial para começar o planejamento de mudança. Pois, dependendo do problema, será necessário seguir um caminho ao invés de outro.
Como começar o processo de mudança?
A mudança começa sempre com uma pitada de coragem. Ainda que você não se sinta seguro para mudar de uma hora para outra, é necessário ter a coragem de tomar a decisão.
Com a decisão tomada de que você realmente quer mudar, então é preciso começar esse planejamento. Afinal, muitas vezes não temos como simplesmente jogar tudo para o ar.
Filhos, família, contas a pagar, são alguns dos impeditivos que acabam nos fazendo acomodar em um trabalho, mesmo não estando mais satisfeitos naquele ambiente.
Por isso, o processo de mudança precisa ser gradual. Se a ideia é somente trocar de empresa, então o ideal é começar a mandar currículos, fazer entrevistas, conversar com as pessoas, para que você possa encontrar outro emprego.
E se a transição for de carreira?
Agora, se você está insatisfeito com a sua profissão, então nesse caso é necessário começar a pesquisar uma nova área que tenha um pouco mais a sua cara.
Avalie quais são as atividades desempenhadas em algumas profissões que você gostaria de trabalhar, como é a rotina profissional, e encontre aquela que você mais se identifica.
Depois, veja quais são os melhores cursos para se fazer na área, e comece a ir atrás de realizá-los. Esse é um jeito de começar o seu processo de transição.
No começo, a dedicação terá que ser maior, pois você precisará nas suas horas vagas, se dedicar ao processo de mudança de carreira, até que você esteja preparado.
Se você precisa de ainda mais segurança para mudar, passe um tempo fazendo uma reserva de emergência, e quando tiver um valor que seja capaz de te sustentar por um tempo, aí você planeja a sua mudança.
O que você não pode é ver a vida passar, fazendo aquilo que não faz o seu olho brilhar. A coragem pode nos levar a lugares que nunca imaginamos. Pode acreditar.