Como todos sabem, no próximo mês vamos inaugurar a Câmara de Comércio Brasil-Irlanda. Ainda não temos um formato desenhado de trabalho, mas pretendemos atuar em diversas frentes de negócios.
A ideia é capacitar os brasileiros que aqui chegam para que eles tenham um embasamento melhor no momento de iniciar uma empresa no país. E isso pretendemos fazer por meio de diversos programas.
Eventos de networking
Dentre os programas que pretendemos lançar, estão os eventos de networking. Ou seja, serão mesas redondas, bate-papos e até orientação para quem quer começar um negócio no país, ou quem já iniciou.
Essa é uma maneira de fazer com que os empreendedores expandam suas redes de contato e com isso encontrem oportunidades além do imaginado.
Por meio de palestras, workshops e bate-papos, pretendemos trazer temas relevantes sobre marketing digital, mercado da Irlanda, oportunidades e ameaças de empreender no país e muito mais.
Consultoria e mentoria
Além dos eventos de networking uma das propostas que temos é criar programas de consultoria e mentoria para orientar quem pretende começar um negócio, ou quem já começou, mas está com dificuldades.
Essa é uma forma, inclusive, de fazer pontes entre quem tem uma boa ideia, mas está descapitalizado, e quem tem capital, mas não sabe em que investir.
Nesses programas pretendemos abordar temas como finanças, marketing, mercado, administração de operações e outros assuntos relevantes para o cenário atual.
Quem sabe até, consigamos pensar em projetos nos quais ajudamos os candidatos a empreendedores a desenvolverem seus próprios planos de negócio e até mesmo a incubação de empresas em sua fase inicial.
Claro que essas são apenas suposições, até porque tudo será pensado em conjunto, mas certamente o nosso objetivo será ajudar os empresários no país.
Parcerias estratégicas
Por fim, o próprio programa nasce fruto de uma grande parceria entre iniciativa pública e privada. E por isso, não poderia deixar de dizer que uma das atribuições da Câmara do Comércio é promover parcerias estratégicas.
A ideia central é mostrar para o governo dos dois países como a parceria público-privada pode ser benéfica, pois de toda forma, as empresas vão gerar empregos, arrecadar impostos e promover o desenvolvimento econômico no país.
Isso quer dizer que quanto mais empreendedores dispostos a arriscar nós tivermos, maior será o desenvolvimento e consequentemente o PIB do país.
Mas para empreender o empresário precisa ter um ambiente de negócios favoráveis, no qual ele sinta-se motivado a arriscar o seu capital e tempo para colocar o sonho em prática.
De modo geral, a Câmara do Comércio Brasil-Irlanda terá um papel importante por aqui. E eu já estou ansioso para começar a trabalhar nesse novo projeto que se inicia.