Ontem vi no LinkedIn uma postagem que me fez refletir. Uma pessoa havia dito que em apenas um dia de contratação havia sido humilhada na empresa, e por conta disso, evidentemente pediu a conta.
No entanto, o que fiquei pensando é que há inúmeros profissionais que passam isso todos os dias e acabam “engolindo esse sapo”, afinal, têm medo de mudar, precisam honrar com suas contas e por isso não podem se dar a esse luxo de sair.
Até porque, no Brasil há pouco respaldo para quem pede a conta no trabalho, e caso você o faça não terá direito a seguro desemprego, FGTS, e outras seguranças para garantir o seu custo de vida até encontrar um novo trabalho.
Então, como agir diante de uma situação dessas?
Em vista de todo esse ambiente desfavorável fiquei pensando: como um profissional pode agir em uma situação dessas? Será que relatar o abuso para os gestores de RH é uma estratégia eficiente?
Afinal, quem está de fora pode não ver a situação da mesma forma, e pode acreditar que você está querendo fazer picuinha com seu chefe. E se ele trouxer resultados para a empresa, piorou mais ainda a situação.
Vejo que esse é um ponto realmente de muita dor profissional, pois é um caso de assédio moral grave que tira a vontade da pessoa trabalhar e se desenvolver.
Aqui na Irlanda já vi relatos de pessoas que arrumaram o primeiro emprego e foram praticamente massacradas por seus empregadores. Sinceramente, eu acho que chegou a hora de dizer “Basta” para essa situação.
Organização e ajuda mútua para mudar
A meu ver um caminho que pode ser viável para que alguém que esteja passando por isso possa se libertar é começar uma organização em redes sociais, com a criação de grupos de pessoas que estão passando pela mesma situação.
Quantas vezes já não ouvimos dizer que a união faz a força, não é mesmo? Pois bem, é hora de mostrar essa união, para que você possa se fortalecer junto com outras pessoas que passam pelo mesmo problema.
O que não dá é para profissionais que são talentosos e que têm uma vida toda pela frente, perder o brilho no olho, a motivação, por conta de chefes irresponsáveis, e digo chefes, porque essas pessoas não podem ser consideradas líderes.
Portanto, o que tenho a dizer é: ANUNCIE o problema. Isso mesmo, venha até as redes sociais e relate o que você está passando. Ninguém é obrigado a engolir esse tipo de sapo, porque tem contas para pagar.
Se não identificarmos publicamente as pessoas que estão fazendo isso, jamais conseguiremos mudar a realidade do país. E dificilmente transformaremos o ambiente de trabalho para melhor.