Como o Jiu-Jitsu pode salvar vidas?

-

Todos sabem que sou um grande entusiasta do Jiu-Jitsu. E um dos motivos que me faz apreciar tanto esse esporte, é a capacidade que ele tem de salvar vidas.

Recentemente li um artigo mostrando a história de Rafael Gomes, um homem de 34 anos que nasceu em Mauá, e atualmente é morador de São Caetano do Sul.

Foi por meio do Jiu-Jitsu que ele venceu uma das batalhas mais difíceis de serem combatidas: livrar-se do mundo das drogas. Esse é um bom exemplo de como o esporte tem a capacidade de mudar a sua trajetória.

O caminho das drogas

Rafael, assim como diversos outros jovens e adultos, encontrou no Jiu-Jitsu uma arma para combater a dependência química. Filho de pastor evangélico, ele teve uma ligação muito forte com a religião durante sua infância.

Entretanto, quando completou 17 anos, conheceu algumas pessoas que o influenciaram a entrar no universo das drogas. Tudo se iniciou com o álcool.

Ele começou a beber socialmente até conhecer a cocaína. Na entrevista ao portal São Caetano Digital, ele cita que no começo era algo casual, mas depois passou a usar a droga de forma contínua.

Como ele era um jovem bastante tímido, as drogas o deixaram ainda mais recatado e introvertido, tornando-o ainda mais distante de seus pais e irmãs.

A mudança em sua vida

Rafael mergulhou até o fundo do poço, e foi em 2014 que sua vida começou a mudar. Ele conheceu uma comunidade terapêutica, em Bauru-SP, e ficou internado por sete meses.

Depois ele conheceu um projeto de reabilitação de uma igreja em Ribeirão Pires, e esse foi o seu primeiro contato com o Jiu-Jitsu. No entanto, foi só em março de 2020 que ele começou a lutar a convite do pastor da igreja que frequentava.

Desde quando iniciou no esporte, Rafael ainda teve algumas recaídas, mas foi o Jiu-Jitsu que o segurou nesse momento. Sua esposa conta que muitas vezes ele passava o dia em depressão, mas na hora do treino, ele sempre se preparava para ir.

Ele afirmou na reportagem, que o Jiu-Jitsu salvou a vida dele no dia a dia. Inclusive, em julho ele conquistou sua primeira medalha em uma competição.

Inspiração para outras pessoas

A história do Rafael é uma dessas histórias que nos serve de inspiração, e que mostra como o Jiu-Jitsu, assim como qualquer outro esporte, pode salvar vidas.

Até porque quando praticamos um esporte, passamos a querer ter uma vida mais saudável, damos mais valor para a disciplina, e procuramos ser melhor a cada dia.

Eu tenho certeza que muitos atletas se identificam com o Rafael. E que graças ao esporte, hoje estão em busca de uma vida melhor e mais produtiva.

É por histórias como essa que eu invisto no esporte, e acredito que ele pode ser a porta de entrada para transformar o mundo em um lugar muito melhor. Concorda?

Share this article

Recent posts

Google search engine

Popular categories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Recent comments