Todos nós temos um propósito na vida. Muitas vezes caminhamos por caminhos tortuosos antes de encontrar o nosso propósito que nos traz aquela gostosa sensação de tranquilidade e felicidade.
O meu propósito eu encontrei quando vim morar na Irlanda. Como a vida me abriu muitas oportunidades, tive a certeza de que tudo o que eu queria era ajudar e impactar a vida das pessoas. De inúmeras formas.
Uma delas era por meio da SEDA College, colaborando com quem sonha em viver no exterior. A escola me trouxe inúmeras realizações profissionais, mas minha inquietação me levou também para outros projetos.
ABMEX: o nascimento de um sonho
Dentre os projetos que investi e que acredito que serão muito promissores está a ABMEX. Mas Tiago, por que você investiu nesta startup? A resposta para essa pergunta é simples: assim como eu, ela também tem um propósito.
Isso mesmo. A ABMEX é muito mais do que uma plataforma de solução de pagamentos. É uma fintech dedicada a ajudar pequenos produtores a lançarem os seus infoprodutos de forma facilitada no mercado digital.
Quantas vezes você não pensou em lançar um livro, um software, um curso, uma mentoria, ou qualquer outro infoproduto e se deparou com toda a burocracia e custo das grandes plataformas existentes no mercado?
Quando o Alexander e o Breno me procuraram, eu vi um brilho nos olhos deles. Vi que não estavam apenas interessados em ser mais um. Eles queriam também impactar a vida dos pequenos produtores.
É o propósito que move as empresas
Após algum tempo de conversa conclui que realmente valia a pena investir naqueles dois. Afinal, eles estavam com muita vontade de fazer acontecer. Tirar os planos do papel e lançar mesmo no mercado.
Até hoje vejo que eles são muito prudentes com contas e investimentos, e diferente das demissões em massa que aconteceram no início deste ano, eles conseguiram segurar as pontas, pois aproveitaram bem os bons momentos.
E assim, continuamos caminhando para transformar a ABMEX em uma das maiores plataformas de lançamentos de produtos digitais do mercado, com um grande diferencial: taxa zero no cartão de crédito.
Inclusive, esse sempre foi o nosso norte, e em nenhum momento pensamos em mudar essa estratégia, embora dia e noite estudamos várias formas de monetizar a startup. Afinal, uma empresa precisa de receita para sobreviver.
O propósito acima do lucro
Todavia, ainda que toda e qualquer empresa precise de faturamento e lucro para se consolidar no mercado, eu acredito que aquelas que se destacam são as que colocam o propósito acima dos ganhos.
Empresas que abraçam a causa de ajudar o maior número de pessoas possíveis, que empregam, que possuem empatia por seus colaboradores e que estão focadas em ajudar o seu público-alvo a resolver uma dor.
Portanto, a ABMEX é muito mais do que uma startup, é um sonho que se tornou realidade e que tem como propósito ajudar o maior número de produtores digitais a tirar os seus planos do papel e colocá-los em prática.