Como lidar com uma perda de trabalho repentina?

-

Estamos vivendo tempos de desempregos em massa, principalmente no setor da tecnologia. E lidar com uma situação dessas não é fácil.

Muita gente se revolta, decide desabafar no LinkedIn e isso nem sempre é bem visto pelos empregadores. Longe de mim tecer julgamentos ou querer ditar o que cada um posta em suas redes sociais.

Todos são livres para se expressar. Apenas tenho o intuito neste artigo de refletir sobre essa situação que mexe bastante com o nosso psicológico.

Construa sua reserva de emergência

Se você ainda está empregado, o que tenho para dizer é: se esforce para construir sua reserva de emergência que equivale a aproximadamente 6 meses do seu salário.

Ela é muito importante para manter o equilíbrio emocional de uma perda de trabalho. Pode ter certeza que tendo uma reserva, você se sentirá menos angustiado.

Principalmente se o seu regime de trabalho é PJ. Nesses casos o desespero é ainda maior diante de uma demissão, uma vez que não se tem segurança alguma.

O ideal se você atua nesse regime é ter uma carteira de clientes mais diversificada e cobrar por produção, pois assim se você perde um cliente, terá sempre outro para segurar a barra.

Mantenha o seu equilíbrio emocional

Diante de uma situação difícil como o desemprego é comum a gente se desesperar. Afinal, olhamos para o futuro e tudo o que vemos é incerteza pela frente.

Nesse momento, respire fundo e não tome nenhuma atitude precipitada. Organize o seu dia para mandar currículos e cuidar da sua saúde mental.

Faça uma meditação toda manhã, reserve um tempo para praticar esportes e mantenha sempre o pensamento positivo que tudo vai dar certo.

Ao se deixar levar pelo negativismo, o seu desespero será ainda maior, e você se verá sem alternativas sobre o que fazer dali em diante.

Ative a sua lista de networking

Por fim, procure pelas pessoas mais próximas de você que estão no seu meio profissional e exponha a sua situação. Mostre que você precisa de um emprego.

Sei que nem sempre uma nova ocupação vem rápido, mas de repente, você pode encontrar um novo caminho, descobrir uma nova profissão, e se realocar mais rápido no mercado.

Se você tem dívidas, a solução é negociá-las e não tomar empréstimo para pagá-las. Assim você evita que elas se tornem uma bola de neve na sua vida por conta dos juros.

Por mais difícil que pareça a situação, saiba que a tempestade passa, os momentos bons voltam e no final tudo se ajeita. Concorda?

Share this article

Recent posts

Google search engine

Popular categories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Recent comments