Se eu te perguntar como estão os resultados da sua empresa hoje, o que você me responderia? Seja sincero.
Muita gente não consegue atingir os resultados que desejam, e acham que o problema está na técnica empregada, no produto que não é tão bom ou até mesmo na saturação do mercado.
A verdade é que há vários fatores que interferem no resultado, mas o principal deles é sem dúvida alguma o bom trabalho em equipe.
Ser líder não é tarefa simples. Exige uma grande dose de inteligência emocional, bem como empatia para com o próximo. Digo mais…
Ser líder não é ser chefe
Eu demorei um certo tempo para entender algumas coisas na vida. Uma delas é como ser um líder melhor. E isso foi na prática mesmo!
Quando comecei a SEDA eu ainda era relativamente jovem. E como todo jovem tinha meus impulsos e sobressaltos, o que me tornava um chefe e não um líder.
Se lançasse uma campanha e os resultados não vinham, tinha uma grande dificuldade em me sobressair diante da adversidade.
Foi a muito custo que percebi que conhecimento técnico não é suficiente se você quer realmente fazer a diferença no mundo.
Você precisa entender que é um eterno aprendiz
Foi somente depois que vi que precisa mudar muito a minha postura, tornar-me mais calmo, paciente e empático para com meus colaboradores que transportei a ponte que separa o chefe do líder dentro de mim.
A partir de então eu deixei de fazer tantas pós-graduações, e não que isso não seja bom, mas passei a me dedicar mais em cursos de autoconhecimento.
Você só muda se conhecer a si mesmo. E desde então identifiquei muitas falhas no meu perfil como líder. Aí é que começa o desafio…
Depois que você reconhece seus pontos fracos precisa melhorá-los e aí tem que elaborar uma estratégia para conseguir isso.
Entenda que estratégia é o caminho pelo qual se busca alcançar um objetivo. E a minha foi todos os dias pela manhã rever o meu comportamento do dia anterior.
Sem esforço ninguém muda
Até hoje quando eu acordo observo o que poderia ter feito melhor no dia anterior, e assim vou deixando para trás o chefe que sempre fui, para me tornar um líder.
Engana-se quem acha que um líder já sabe o suficiente para parar de aprender. Quanto mais você cresce, mais terá que se empenhar.
Então, o que quero dizer é que depois que você se torna um grande líder, a sua equipe passa a te admirar e a jogar do seu lado.
Você não pede respeito, conquista. E a partir de então o trabalho em equipe flui muito melhor, e ele é o responsável direto pelos resultados que tenho hoje.
E você como está o trabalho em equipe na sua empresa? Conta aí nos comentários, e aproveite para assinar a minha newsletter!