Hoje em dia a copy de vendas se tornou um dos mecanismos mais usados para conversão de leads em clientes do mercado. Ela geralmente é feita em formato escrito ou de vídeo.
A ideia é mostrar quais são os benefícios que o seu produto gera para o consumidor, e por meio de gatilhos mentais, fazer com que ele descubra uma necessidade e decida pelo consumo do seu produto.
Ainda que a ideia seja fazer algo inovador, a maioria das copys segue alguns modelos, e abaixo vou falar sobre os mais usados atualmente.
Copy de vendas AIDA
AIDA são as iniciais das palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Ou seja, na hora de escrever uma carta de vendas você deve seguir essa estrutura.
A atenção deve ser a primeira coisa a se conquistar e por isso é muito trabalhada no título do material. Ele precisa trazer o consumidor para o conteúdo, fazendo com que ele tenha interesse em ler o restante do material.
Depois, nas primeiras frases é hora de criar o interesse pela mensagem. Isso é feito por meio de uma conexão, então o storytelling pode ser bem trabalhado nessa etapa.
Logo em seguida é a hora de despertar o desejo, fazer com que o consumidor entenda como o seu produto pode sanar o problema dele.
Por fim, é o momento de ir para ação e chamar o cliente para fazer algo direto como baixar um e-book, assinar uma newsletter ou até mesmo comprar um produto.
- Está gostando deste artigo? Então experimente ler também – Você sabe a diferença entre visitante, assinante e lead?
Modelo de copy B.A.B.
Esse é um tipo de modelo que acho bem legal. B.A.B. são as iniciais de Before (antes), After (depois) e Bridge (ponte).
Então ele funciona assim: primeiro você trabalha bem o problema do consumidor, enaltecendo a necessidade e a dor que ele possui. Isso consiste no Before que é o antes.
Depois você mostra como seria a vida dele sem essa dificuldade, fazendo-o compreender como ela sem aquele problema seria bem melhor. Ou seja, o After, ou depois.
Por fim, você trabalha o Bridge que é a ponte. É nesse momento que você mostra como o seu produto pode tirar o cliente do antes que é o momento de dor, para o depois, a vida que você estampou sem aquele problema.
Modelo de copy P.A.S.
Um outro modelo que trabalho bem é o P.A.S. que faz referência às iniciais Problema, Agitação do Problema e a Solução.
Nele você aborda primeiramente o problema que o leitor está enfrentando, depois mostra que esse problema pode levar a outros ainda mais difíceis de solucionar. Isso faz com que ele sinta a urgência de resolver a questão.
Depois de agitar o problema é hora de mostrar que você tem a solução para resolvê-lo. Cada um desses modelos tem suas particularidades, e você pode fazer testes, usando ora um, ora outros para ver qual surtiu o melhor efeito.
Uma boa copy de vendas pode elevar e muito os resultados do seu negócio. Por isso, não menospreze a necessidade de um bom profissional de marketing para esse trabalho!