Existem alguns termos no marketing digital que todo empreendedor e gestor precisa entender. Dentre eles estão o visitante, assinante e lead.
É muito comum que as pessoas confundam os termos, até porque eles são novos e surgiram depois que o marketing digital se intensificou ainda mais.
Um dos pontos que quero deixar claro é que todos eles estão ligados ao Inbound Marketing, ou seja, o marketing de atração que é uma estratégia muito interessante para se aplicar no seu negócio.
O que é visitante?
Em primeiro lugar vou falar do visitante. Essa é a pessoa mais distante de tomar uma decisão. Ela geralmente encontrou a sua marca pesquisando algum termo no Google ou até mesmo pelas redes sociais.
Ela sequer sabe que possui uma necessidade ou dor. Por isso, tudo que ele está em busca é de conteúdos para ter algum tipo de informação sobre um assunto.
A maior parte das empresas atrai os visitantes através do blog com conteúdos de qualidade. Para isso é usada a técnica SEO com o intuito de ranqueá-los nas primeiras posições.
Mas como a empresa não tem interesse em manter o visitante como uma pessoa distante, ao final de cada artigo ela cria uma chamada para ação a fim de torná-lo um assinante.
O que é assinante?
O assinante é quem deu um passo além. Ele deixou de ser alguém desconhecido pela sua empresa e se identificou. Como? Lembra que falei que no final de cada artigo você cria uma chamada para ação?
Então, essa chamada pode ser para ele baixar um e-book ou então assinar uma newsletter. Nesse último caso, se o visitante assina, você começa um relacionamento mais estreito com ele.
Por exemplo, ele receberá pelo e-mail os conteúdos que você publica com uma certa frequência. Isso pode ser semanal, diário, mensal, quinzenal etc.
O que é o lead?
Lead é quando você já tem informações necessárias de um prospect para nutri-lo. Há quem diga que quando ele se torna um assinante, automaticamente já virou um lead.
Aqui ele começa a percorrer a jornada do consumidor, indo desde o topo até o fundo do funil. Existem alguns tipos de lead no seu negócio, sendo eles:
- Suspect – Quem assinou a newsletter e não demonstrou interesse no seu conteúdo;
- Lead Qualificado (QL) – Possui o perfil do cliente ideal e por isso é quem deverá ser mais trabalhado;
- Leads Qualificados pelo Marketing (MQL) – Aqueles que percorreram a jornada de compras até reconhecerem o problema.
- Leads Qualificados por vendas (SQL) – É aquele que já chegou até o seu negócio sabendo que possui um problema, chamado também de público quente.
A ideia é que você transforme o Lead em uma oportunidade de vendas e posteriormente em um cliente. Isso você já não consegue fazer com alguém que é só um visitante.
Entender a diferença entre visitante, assinante e lead ajuda você a melhorar a estratégia de marketing do seu negócio com decisões muito mais assertivas. Gostou? Então compartilhe nas suas redes sociais.