Você sabe o que é fluxo de cadência e sua importância no marketing digital?

-

Um dos temas muito pouco falado, mas que é de fundamental importância para quem trabalha com marketing digital é o fluxo de cadência.

Essa nada mais é que uma organização e execução de um plano sistematizado, ou seja, uma série de interações por meio de diferentes canais de comunicação para aumentar as chances de transformar o seu prospect em cliente.

Os contatos podem ser divididos em telefônico, via e-mail, WhatsApp e até mesmo pelo próprio LinkedIn. O importante é ter uma sequência muito bem pensada.

Como é feito o fluxo de cadência?

De modo geral, o fluxo de cadência funciona assim: você atrai um lead para o seu negócio disponibilizando uma newsletter ou até mesmo um E-book para ele, em contrapartida você pede para ele deixar o nome e um e-mail.

Você espera um pouco antes de mandar o e-mail, e normalmente o primeiro contato é perguntando para ele o que achou do material que você disponibilizou. Aí começa o seu fluxo de cadência.

É necessário pensar em todas as etapas de contato: o que falar, para onde você pretende conduzir o lead, até onde levar a conversa e quando você precisa desistir dele.

Esse fluxo permite pegar na mão do seu lead e o conduzir por toda a jornada do consumidor até que ele realize a compra do seu produto ou serviço.

O tempo de contato pode variar de 15 a 30 dias. Tudo depende basicamente da estratégia que você está adotando.

Quais os canais de comunicação usar?

Para definir os canais de comunicação é muito importante saber quais são os seus consumidores. Em um outro post eu falei um pouco mais a fundo sobre esse assunto, é só clicar aqui para saber mais.

Mas, de modo geral, ao saber quem é o seu cliente fica mais fácil entender quais são os canais que ele prefere ser contactado. Isso pode ser por e-mail, whatsapp, linkedin, ligação telefônica ou até mesmo visitas pessoais.

Quando devo desistir de um prospect?

Agora que você entendeu que um fluxo de cadência é uma sequência de contatos pensados exatamente em como conduzir um prospect a um objetivo, é necessário entender até onde você pode ir nesse contato.

Afinal, há um custo envolvido. A grosso modo, deve-se parar um contato quando o lead está desinformado demais, não sabe o orçamento disponível para um projeto etc.

Outro momento é quando ele não aparece mais depois de algumas conversas, não responde aos e-mails e até mesmo ignora suas mensagens ou ligações. Se isso acontecer você já sabe que não deverá continuar persistindo.

Por fim, você também deve desistir do lead quando ele não corresponde. Ou seja, até houve um primeiro contato construtivo, mas ele não evoluiu da forma que você queria.

Mas uma coisa você pode ter certeza: quando bem feito um fluxo de cadência, as suas chances de transformar um prospect em consumidor aumentam demais. Espero ter ajudado.

Se tem dúvidas é só comentar abaixo e depois compartilhar nas suas redes sociais!

Share this article

Recent posts

Google search engine

Popular categories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Recent comments